Desde 1973 tornando
sua viagem PERFEITA.

Busca avançada de pacotes nacionais

Destino/Resort

Viagem



Serra Gaúcha

8 dias / 7 noites Café da Manhã
Visitando: Bento Gonçalves, Canela, Gramado, Nova Petrópolis

Clique nas miniaturas para ver em tamanho grande.

Datas de saída


Saídas diárias

Nossa viagem inclui

  • Passagem aérea ida e volta em classe econômica;
  • Traslados aeroporto de Porto Alegre / local de hospedagem / aeroporto de Porto Alegre;
  • Hospedagem com café da manhã;
  • City tour: Tour alemão em Nova Petrópolis e Tour de compras em Gramado + Tour Gramado e Canela + Tour Vale dos Vinhedos;
  • Cartão de assistência ao viajante (Seguro);

Para sua hospedagem Marsans recomenda

Gramado

Vídeos

  • Bento Gonçalves

    Crédito: Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul

  • Canela

    Crédito: Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul

  • Gramado Inesquecível

    Crédito: Prefeitura Municipal de Gramado

  • Nova Petrópolis

    Crédito: Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul

Sobre a viagem

Paraíso dos românticos, cinéfilos e dos apaixonados pela natureza, a Serra Gaúcha oferece opções de lazer para todos os tipos de turista. A principal atração das serras é o famoso circuito Gramado-Canela, com seus hotéis e pousadas charmosos aliados ao delicioso chocolate característico da região.

A temperatura baixa, a arquitetura, malhas, chocolates, esportes, contato com a natureza e gastronomia variada encontram-se na Serra Gaúcha, um lugar cheio de opções que irá agradar qualquer gosto.

Informação do local

A Serra Gaúcha está localizada no interior do Rio Grande do Sul e dentre as principais cidades, se destacam: Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Garibaldi e Caxias do Sul.

Dividida em duas regiões principais: a Região das Hortênsias, colonizada por alemães, possui a melhor infra estrutura. Neste local rodeado de hortênsias e araucárias centenárias, encontram-se as cidades mais procuradas, como Gramado e Canela. Na Região Italiana, encontram-se as melhores vinícolas do país, nas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi.

A região oferece cultura, esporte, serviços, gastronomia, compras e pontos turísticos fantásticos além de um charme que alia qualidade de vida, beleza arquitetônica inspirada em padrões europeus a esportes radicais. A maior parte dos turistas chega no inverno à procura do clima frio, mas além do clima, a região possui belas paisagens, formadas por cânions, cascatas d'água e mata de araucária.

O cultivo da videira, presente nos 22 municípios que hoje compõem a região a torna atraente nas diferentes estações do ano. Acompanhar a elaboração dos vinhos e degustar o resultado desta elaboração é algo que ocorre nas cantinas, desde as rudimentares as de tecnologia de ponta.

As pequenas cidades da região são geralmente compostas por casas coloridas ao longo de uma avenida principal, com nítida influência das arquiteturas alemã, portuguesa e italiana. É este charme que atrai turistas de todo o Brasil em busca de belas atrações naturais, boa comida, muita animação e hospitalidade.

Principais atrativos

  • Canela

    Alpen Park
    Primeiro parque de trenós do Brasil. No parque você pode usufruir de: Circuito de Tirolesas, Arvorismo, Parede de Escalada, Rappel, Quadriciclo, O Mistério da Monga, Passeio à Cavalo, Bungee Trampolim e o Alpen Motion ou Cinema 4D, que é único na América Latina.
    Castelinho Caracol
    A caminho do Parque do Caracol encontra-se uma das primeiras residências de Canela, construída em madeira araucária, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos, também conhecida como Castelinho Caracol. O local abriga um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, que conduzem a uma verdadeira viagem ao passado. Funciona também como casa de chá, onde pode-se apreciar o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha!
    Catedral de Pedra
    A "Catedral de Pedra de Canela" como é conhecida pelo seu estilo gótico, a Igreja Matriz da cidade, está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul.
    Ecoparque Sperry
    Localizado no coração energético Vale do Quilombo, na Serra Gaúcha, há apenas 8km do centro de Gramado e a 10 de Canela, o Ecoparque Sperry é um sonho familiar tornado realidade, dedicado a atividades de preservação ambiental e a interpretação das coisas da natureza. São 20 hectares de Mata Atlântica, banhados por três cursos d’água: o Arroio Quilombo, o Arroio Trombão e o Arroio Cristal, todos com forte declive em relação às suas nascentes, proporcionando a formação de diversas cachoeiras.
    Flâmmi Mundo da Vela
    Na loja e fábrica Flâmmi você encontra mais de 400 tipos de velas feitas artesanalmente. É reconhecida como atrativo turístico de Canela/RS por apresentar ao vivo a produção de velas esculpidas a mão, que encanta a quem assiste, já que utiliza técnica única no Brasil. À poucos metros da Catedral de Pedra você vai encontrar um mundo mágico, o Mundo da Vela.
    Mundo a Vapor
    Um trem anda pelos trilhos, moldado pela mão do artista. Uma máquina produz encanto, alimentada pelo vapor da história. Um mundo se abre, mágico, aos olhos de quem tem o coração aberto para o sonho. Um universo a parte criado por dois irmãos visionários que, por décadas, trabalharam sem descanso, em busca da perfeição e do encantamento. Você é nosso convidado a embarcar neste sonho e viver a emoção de cada detalhe, de cada um desses pequenos mundos e em perfeito funcionamento. Uma aventura que viaja no tempo e eleva a alma de todas as gerações.
    Parque da Ferradura
    No Vale da Ferradura, a convivência harmônica com a natureza é um espetáculo à parte. Curta o vento, o sol, as belas vistas, um banho de cachoeira, os animais! Aqui você encontra animais como quati, macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gambá, mão-pelada, veado-mateiro, graxaim e muitos roedores. E também grande variedade de aves de extrema beleza e raridade.
    Parque do Caracol
    A maior atração é a Cascata do Caracol, com queda livre de 131 m, formando uma paisagem de rara beleza. O Parque conta com moderna infraestrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanato, passeio temático de trem, trilhas ecológicas, etc.
  • Bento Gonçalves

    Caminhos de Pedra
    Legítimos representantes da cultura camponesa, aquela que fazia tudo com as mãos, os imigrantes italianos, totalmente desprovidos de bens materiais, trouxeram para o Distrito de São Pedro,a riqueza de seus valores culturais, expressos na regiolisidade, no trabalho e valorização da família. Hoje, os Caminhos de Pedra resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se num museu vivo, onde os descendentes desses imigrantes recebem o visitante e lhe mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura.
    Igreja São Bento
    A Igreja São Bento, edificada totalmente em concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. O altar e as portas da Igreja são de madeira. As quatro portas representam um barril e os bancos trazem gravada a simbologia da uva.
    Monumento aos Imigrantes Italianos
    O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.
    Museu do Imigrante
    O Museu do Imigrante foi criado em dezembro de 1974. O prédio quase centenário que o abriga é, por si só, uma certidão da história de Bento Gonçalves, pois foi sede da Estação de Sericilultura (criação do bicho da seda), Escola Agrícola e Zootécnica, anexo do Hotel de Veraneio Planalto, residência e, finalmente em 1975, Museu.
    Parque Temático Epopéia Italiana
    Visitar o Parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lazaro e Rosa. No Parque Temático Epopéia Italiana o visitante se envolve no clima da época. Em nove cenários com efeitos especiais de som e luz, que retratam as emoções e necessidade que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até chegar no Brasil. Ao final, todos são convidados para uma saborosa degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial (receita do Lazaro e da Rosa).
    Passeio de Maria Fumaça
    São 23 quilômetros de trajeto cem torno de duas horas de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos. O passeio ocorre às quartas e aos sábados, sendo que, em alguns meses, há saídas extras.
    Pipa Pórtico
    Ao chegar em Bento Gonçalves, o visitante literalmente está “entrando no mundo do vinho”. No acesso principal da cidade, um pórtico em formato de pipa, medindo 17 metros de altura, dá as boas-vindas ao visitante. A Pipa Pórtico, construída em 1985, é considerada o cartão de visita da cidade, substituindo a existente que era de madeira. Ao lado da Pipa Pórtico, está localizado o Posto de Informações Turísticas.
    Vale dos Vinhedos
    O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e, até mesmo, na paisagem do Vale dos Vinhedos. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana.
    Via Del Vino
    A Via Del Vino, localizada no centro da cidade, abriga a “Casa Del Vino”, onde, em dias de Festa, acontece a distribuição do “Vinho Encanado”. O vinho sai das pipas e, através de canos, chega às torneiras de distribuição. Na Via Del Vino, defronte ao Palácio Municipal, está situada “La Fontana”, um chafariz onde jorra água na cor de vinho.
    Vinícola Aurora
    A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. No início dos anos 80 criou um Centro de Recepção Turística que recebe mais de 100 mil visitantes por ano. O roteiro mostra os diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira. No local a vinícola oferece degustação gratuita de toda a sua linha de produtos.
  • Gramado

    Cristais de Gramado
    Viste a única fábrica de cristal artístico do Rio Grande do Sul, produção ao vivo de peças em Cristal usando a milenar técnica de Veneza em sua vista, confira o maior show room de cristais do Rio Grande do Sul. Traslado Gratuito.
    Dreamland Museu de Cera de Gramado
    O Museu de Cera Dreamland em Gramado, é o primeiro projeto do gênero a apresentar ícones do cinema e da cultura pop em toda a América Latina. Mais de 40 astros do cinema e personalidades distribuídos em 18 cenários temáticos, serão o chamariz para visitantes e turistas de todas as regiões, tudo para fazer do Dreamland Museu de Cera de Gramado uma terra de sonhos e fantasias em que cada visita levará o turista a um mundo mágico em que tudo é possível.
    Hollywood Dream Cars
    A mais linda exposição de carros antigos do Brasil. Nela pode-se sentir e viver o clima da emoção e nostalgia do glamour de Hollywood, dos anos dourados das décadas de 50 e 60, além de conhecer maravilhosas motos antigas, das mais famosas marcas, restauradas em grau de perfeição.
    Igreja do Relógio
    A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1961 e dedicada ao apóstolo Paulo, seguidor de cristo. Seu relógio faz parte do dia a dia da cidade e sua localização, sobre um bouquet de hortênsias é um dos cartões postais de Gramado.
    Igreja São Pedro
    Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre, de 46 m de altura, inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro.
    Lago Joaquina Rita Bier
    Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000m2, num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. Foi construído a pás e picaretas. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior. Uma caminhada por suas margens é revigorante.
    Lago Negro
    Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido.
    Mini Mundo
    Criado pela família Höppner em 1981, nele funciona a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland, na Dinamarca. Mostra réplicas de castelos, ferrovias, moinhos, praças, igrejas, estaleiros, teleféricos, torres, lagos, cascatas e casas típicas, num mundo imaginário e criativo.
    Mundo Encantado
    Visite-o e volte no tempo, conheça a vida dos pioneiros de nossa terra. Parque temático com miniaturas em movimento, mostrando a arquitetura, o modo de vida das pessoas e toda a beleza natural de nossa região no começo da colonização.
    Museu do Chocolate
    A Prawer oferece ao turista uma visita de lazer e cultura sobre o mundo do chocolate. Além da história da Prawer, a primeira fábrica de chocolate caseiro do Brasil, você pode conhecer elementos históricos e curiosidades sobre o cacau, fabricação e consumo do chocolate.
    Museu do Perfume - Fragram
    Fábrica, Loja e Museu. Produz deo-colônias corporais, odorizantes de ambientes e alguns cosméticos na linha de maquiagem, além de ser o primeiro museu da perfumaria do Brasil. Possui uma exposição de cerca de 450 frascos de clássicos da perfumaria mundial e outras curiosidades, como um teste psicológico que orienta na escolha do perfume pessoal. Além disso, o visitante pode assistir um vídeo com duração de 5 minutos com informações gerais e curiosidades sobre o mundo do perfume.
    Museu Medieval - Brasões e Cutelaria em Geral
    A volta ao período medieval é a principal característica desse atrativo turístico, onde o visitante encontrará brasões, cutelarias (facas), armas, espadas, elmos (armaduras), machados, mapas e pinturas medievais.
    Palácio dos Festivais - Cine Embaixador
    Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”.
    Parque Knorr - Aldeia do Papai Noel
    Bem no centro da cidade, nos jardins do Parque Knorr, num local repleto de encanto e magia você encontra a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, Fábrica de Brinquedos, além da primeira casa da região em estilo bávaro, datada de 1940, toda decorada com motivos natalinos, onde hoje mora o Papai Noel. Dentro do parque está o mirante de onde pode ser apreciada a melhor vista do Vale do Quilombo.
    Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis)
    Localizado na entrada de Gramado, sua construção é em estilo bávaro, visando dar boas vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973, além de ser uma bela construção, possui jardins bem cuidados e floridos, encantando os visitantes que sempre procuram, através da fotografia, obter uma lembrança de Gramado.
    Pórtico (Entrada Via Taquara)
    Localizado na entrada da cidade pela via Taquara, em estilo normando e inaugurado em 8 de Junho de 1991. É uma homenagem à colonização alemã.
    Praça das Comunicações - Casa do Colono
    Palco de realização da Festa da Colônia, é na Praça das Comunicações que se localiza a Casa do Colono, onde você encontra produtos típicos produzidos no interior da cidade.
    Praça Major Nicoletti
    Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, recebeu o nome do 1º sub-intendente do local, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede desde 17 de janeiro de 1913. A praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade.
    Prefeitura Municipal
    Cartão postal de Gramado e exemplo típico da arquitetura gramadense. Apresenta, no alto, o brasão do município, esculturado em madeira policromada, com acabamento em lambrequins uma pintura bem harmoniosa, resgatando as etnias locais. Nela funciona toda a malha administrativa e a Secretaria de Turismo. Abriga também o pavilhão de esportes, utilizado para a prática desportiva e para a realização de inúmeros eventos.
    Rótula das Bandeiras
    Situada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, presta uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros, através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do “Kikito”, o cobiçado troféu que representa o “Deus do Bom Humor”, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.
    Rua Coberta
    Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.
  • Nova Petrópolis

    Labirinto Verde
    Inaugurado em 1989, hoje é o produto turístico mais visitado em Nova Petrópolis. O Labirinto Verde foi plantado usando o cipreste (cerca viva), e cuidadosamente observando suas dimensões tem-se o labirinto medindo 36 metros de largura, 60 cm de parede, contendo 9 círculos e para chegar ao centro são percorridos 330 metros.
    Parque Aldeia do Imigrante
    A história do Parque começou em 1974, ano em que aconteceu um grande desfile cívico histórico em comemoração aos 150 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Nesse desfile, todas as comunidades do interior mostraram trajes, ferramentas, objetos, móveis e outros utensílios antigos. Percebeu-se o grande valor histórico que estas peças continham e que era necessário fazer algo para preservá-las. A população gostou muito do desfile e apoiou a preservação. Surgiu então a idéia do Parque, que centralizaria também as tradicionais festas do Município.
    Praça da República (Praça das Flores)
    A Praça da República é conhecida também como Praça das Flores, devido aos diversos canteiros recheados de espécies coloridas, que encantam os visitantes e se tornam cenário para belas fotos.

Roteiro dia a dia

  • Dia 1 – Cidade de origem / Porto Alegre / Gramado ou Canela

    Comparecimento ao aeroporto para embarque em voo com destino a Porto Alegre. Chegada, recepção e traslado de aproximadamente 2 horas ao hotel em Gramado ou Canela. No percurso do aeroporto ao hotel o guia irá informá-lo sobre os passeios incluídos na excursão e os passeios opcionais disponíveis. Como opcional noturno sugerimos o Café Colonial - a mais tradicional e farta refeição da Serra Gaúcha, o café colonial oferece mais de 70 variedades, entre doces e salgados, receitas das cozinhas alemã e italiana.
  • Dia 2 – Tour Alemão em Nova Petrópolis e Compras em Gramado e Canela

    Café da manhã e saída para Tour Alemão em Nova Petrópolis visitando a Aldeia do Imigrante, onde poderemos ver o resgate da chegada dos imigrantes alemães, o Labirinto Verde e a Praça das Flores. Logo após, tour de compras em Gramado e Canela, visitando lojas de fábricas de couros, malhas, cristais, chocolates e produtos típicos da região. Sugerimos como opcional noturno a Noite Suíça – a combinação de música ao vivo e fondue (queijo, carne e chocolate) torna-se uma deliciosa e romântica opção na Serra Gaúcha.
  • Dia 3 – Tour Gramado e Canela Cultural

    Após o café da manhã, faremos um tour visitando os principais atrativos das cidades. Em Gramado visitaremos o Lago Negro, Mini Mundo, tour panorâmico pelo centro da cidade e Museu do Automóvel. Em Canela visitaremos a Catedral de Pedra, Cascata e Parque do Caracol, Castelinho do Caracol, Mundo a Vapor, panorâmico no centro de Canela (ingressos nas atrações não inclusos). Sugerimos como opcional noturno a Noite Alemã em Nova Petrópolis – experimente um vasto buffet com as mais famosas iguarias, acompanhado de um café colonial completo e show de danças típicas alemã.
  • Dia 4 – Tour Uva e Vinho com almoço (opcional maria fumaça)

    Café da manhã e saída para o Tour Uva e Vinho. Descubra a herança dos imigrantes italianos, passeando pela Região dos Vinhedos. Neste dia descobriremos como são feitos os melhores vinhos do Brasil. Em Bento Gonçalves: embarcaremos no trem Maria Fumaça (opcional), que percorre o caminho entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, oferecendo show típico italiano, tarantela e degustação de suco de uva e espumante. Visita a Vinícola Miolo, onde conheceremos todo o procedimento de fabricação de vinhos, sucos e espumantes. Em Carlos Barbosa: visita ao show-room da Tramontina e a Cantina Fetina Di Formaio. Sugerimos como opcional noturno a Noite Gaúcha – aprecie o tradicional churrasco gaúcho. Recepção com chimarrão e aperitivos da casa e, após o jantar, show de dança com um dos melhores grupos folclóricos do estado e fandango.
  • Dia 5 – Gramado ou Canela

    Café da manhã e dia livre. Sugerimos passeio opcional ao Canyon do Itaimbezinho, considerado o maior canyon da América Latina, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul. Você verá o derrame basáltico milenar com aproximadamente 700 metros de profundidade e seis quilômetros de extensão. Cenário das mais belas cenas da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”. Obs: este passeio ocorre somente de quarta a domingo.
  • Dia 6 – Gramado ou Canela

    Café da manhã e dia livre. Sugerimos para os mais jovens fazer um passeio opcional de rafting pelas corredeiras do Rio Paranhana, dentro de um bote inflável com toda segurança e muita adrenalina. Todos receberão remos, capacetes e coletes salva-vidas, junto com treinamento de guias especializados. Inclui transporte, equipamentos e passeio. Como opcional noturno, sugerimos o Café Colonial - A mais tradicional e farta refeição da Serra Gaúcha, o café colonial oferece mais de 70 variedades, entre doces e salgados, receitas das cozinhas alemã e italiana.
  • Dia 7 – Gramado ou Canela

    Café da manhã e dia livre. Sugerimos como opcional o Tour dos Parques com almoço no Parque Fazenda da Serra. Uma visita ao Parque da Ferradura é obrigatória para quem quer apreciar uma paisagem exuberante. No Teleférico, veja a Cascata do Caracol de um outro ângulo, inesquecível. No Alpen Park, são 630m de descida de montanha em meio à natureza com vistas espetaculares. O almoço está incluso no Parque Fazenda da Serra, delicioso churrasco. Obs: este passeio só ocorre às sextas-feiras.
  • Dia 8 – Gramado ou Canela / Porto Alegre / Cidade de origem

    Café da manhã. Tempo livre para últimas visitas e em horário previsto normalmente 4 horas antes do seu vôo de partida, check out e traslado para o aeroporto de Porto Alegre para embarque com destino a cidade de origem. Fim de nossos serviços.

Dicas Marsans

Aprecie os prazeres gastronômicos da Serra Gaúcha, como o chocolate artesanal, os fondues e os cafés coloniais, além da comida típica italiana e alemã. Não deixe de passear de pedalinho no Lago Negro, fazer o passeio de Maria Fumaça e visitar as lojas das confecções locais. Outra opção interessante para visitar é o Canyon do Itaimbézinho.

Nossa viagem não inclui

  • Taxas de embarque nos aeroportos;
  • Despesas com documentação;
  • Pernoites e refeições não mencionadas ou que por quaisquer motivos excedam as programadas;
  • Despesas de caráter pessoal, tais como: lavanderia, telefonemas e etc.;
  • Taxas de serviço nos hotéis, sobre as despesas de caráter pessoal;
  • Bebidas em geral;
  • Excesso de bagagem;
  • Passeios opcionais;
  • Tudo que não esteja expressamente mencionado como incluído no programa.

Observações

  • Os voos poderão ou não ter escalas e serão realizados com equipamentos disponíveis por cada cia. aérea, dependendo da data de embarque e destino escolhido.
  • O roteiro poderá ser alterado de acordo com as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade.
  • A ordem dos passeios incluídos e opcionais mencionados no descritivo pode sofrer alteração de acordo com a programação do receptivo local.
 
 

IMPORTANTE: PREZADO CLIENTE, LEIA AQUI AS CONDIÇÕES DE VALIDADE DAS OFERTAS ANUNCIADAS ANTES DE ADQUIRÍ-LAS.
Preços por pessoa em acomodação dupla “a partir de”, ou seja, o menor preço disponível para cada produto; para embarque exclusivamente na cidade sinalizada. Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso. Ofertas limitadas e sujeitas a disponibilidade. Taxas de embarque, portuárias, governamentais e gorjetas não incluídas. Financiamento sujeito a aprovação de crédito. Todas as viagens nacionais têm seus preços fixados em reais e as viagens internacionais e cruzeiros em dólares norte-americanos, que serão convertidos para reais ao câmbio do dólar turismo do dia da compra. Valores calculados com tarifas aéreas promocionais sujeitas a restrições. Consulte seu agente de Viagens sobre restrições, condições e os períodos de validade para cada uma das ofertas. Fotos meramente ilustrativas.


Atendimento ao Cliente: (21) 2106-7430 // © Marsans Brasil 2013 - Todos os direitos reservados.

Marsans Brasil