Como vender uma empresa

  • por

Vender uma empresa é a estratégia de saída mais popular para muitos empresários. Em alguns casos, não há sucessores que desejam continuar os negócios. Em outros casos, sempre foi o plano do proprietário da empresa converter a empresa em ativos líquidos em um determinado momento. Seja qual for o motivo pelo qual você deseja vender sua empresa, seguir estas dicas para vender uma empresa ajudará a garantir que você obtenha o melhor preço e a venda da sua empresa.

Venda no momento certo pelos motivos certos

O motivo mais comum para vender uma empresa é que o proprietário de uma empresa adoece ou fica velho demais para continuar a administrá-la – o pior momento para vender. Por um lado, será extremamente difícil lidar com o estresse adicional de vender um negócio nessas circunstâncias; por outro, o comprador usará suas circunstâncias como alavanca contra você.

Então não espere até lá. O momento certo para vender é quando você ainda é saudável e saudável e tem um negócio de sucesso para vender.

E quais são as razões certas? Vender uma empresa é muito parecido com vender uma casa em alguns aspectos. Quando você está vendendo uma casa, não diz que deseja vender porque a casa é muito pequena. Você diz que deseja se aproximar do trabalho, por exemplo. Ao vender uma empresa, você deseja vender porque deseja buscar uma oportunidade diferente ou porque está buscando um estilo de vida diferente (como a aposentadoria).

Seja claro sobre o que você está vendendo

Antes de vender um negócio , você precisa considerar quais são todos os ativos de um negócio e decidir o que está vendendo. Determine quais ativos físicos você está vendendo e quais outros ativos você tem para vender. A venda de uma empresa geralmente inclui ativos como ágio, marcas comerciais ou listas de clientes, além de ativos físicos. O valor destes dependerá de sua qualidade.

Se o seu negócio for incorporado, você também precisará decidir se vai vender sua empresa como uma venda de ativos (onde você vende tudo na corporação, mas não a própria empresa incorporada) ou uma venda de ações (onde você vende tudo, incluindo o incorporado companhia).

Determinar quanto vale sua empresa

Facilidade, mas sinceridade, sua empresa vale tanto quanto alcançará no mercado. Mas determinar exatamente o que esse preço é o truque. Existem vários métodos diferentes de avaliação de negócios , desde abordagens baseadas em ativos até ganhos futuros. Obviamente, nenhuma abordagem pode ser usada isoladamente; o mercado atual, as tendências econômicas e o que outras empresas similares venderam também precisam ser levados em consideração.

Você definitivamente deve ter uma avaliação profissional de negócios. Embora legalmente qualquer pessoa possa fazer uma avaliação comercial, uma avaliação comercial feita por um profissional será considerada mais favorável pelos potenciais compradores e poderá evitar aborrecimentos legais mais tarde.

Verifique se sua casa está em ordem

Ao vender sua empresa, você deve ter um cuidado especial para não deixar as coisas correrem. De fato, é o momento em que fazer um esforço extra para manter as coisas em perfeitas condições pode realmente valer a pena. Pense novamente em vender uma casa; como uma casa à venda, você deseja que sua empresa seja bem apresentada.

Portanto, se você tem algum interesse em administrar o negócio ou não, precisa manter os registros da empresa atualizados, o inventário atualizado e as instalações mantidas. As pessoas querem comprar negócios prósperos, não negligenciados.

Você também deve ter certeza de que reduziu suas responsabilidades o máximo possível, realizando ações como resolver qualquer ação judicial e garantir que todos os pagamentos de impostos estejam atualizados.

Obtenha ajuda profissional ao vender uma empresa

Vender uma empresa é uma transação ainda mais complexa do que vender uma casa – e, sem dúvida, uma transação que tem ainda mais impacto emocional. Além de fornecer a experiência necessária para guiá-lo através do processo de venda, a contratação de ajuda profissional pode ajudá-lo a manter a distância emocional e a objetividade necessárias para vender com sucesso o seu negócio.

Quais profissionais você deve contratar?

Como já mencionado, um avaliador profissional pode determinar quanto vale o seu negócio. A avaliação deles será muito mais credível para um potencial comprador do que a sua.
Um corretor de imóveis comercial ou corretor de negócios pode ser um benefício real em termos de encontrar e lidar com potenciais compradores de sua empresa e ajudá-lo a navegar no processo de vendas.
Um advogado pode elaborar e revisar os documentos necessários para vender sua empresa, como o documento que resume sua empresa para possíveis compradores e o contrato de compra e venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *